Não muito longe do porto de Yokosuka, Sarushima (Ilha dos Macacos) é um ótimo destino para viagens de um dia, oferecendo praias, ruínas de uma antiga fortaleza e excelentes vistas da Baía de Tokyo em todas as direções, além de ter um observatório com vista panorâmica e poder fazer churrasco no local (desde que você recolha o lixo e leve para casa).
Esta é a única ilha genuinamente natural na Baía de Tokyo (o resto são todas terras recuperadas) e, apesar do nome, não há macacos à vista. A lenda diz que um macaco branco puro apareceu para guiar o barco do Monge Nichiren, em segurança até a ilha, que foi sacudido pela tempestade em 1253, daí o nome.
Reserve pelo menos algumas horas para explorar todos os cantos e recantos da ilha. Devido à sua localização estratégica ideal como um posto avançado de defesa protegendo o porto de Yokosuka, bem como a Baia de Tokyo, Sarushima foi fortemente fortificada perto do final da Era Edo até a era da Segunda Guerra Mundial.
O que resta dessas fortificações são alguns túneis que foram cavados na ilha, um quartel e um depósito de munição. Muitas das construções foram feitas em tijolos vermelhos e está sendo coberto pela vegetação, musgos e samambaias, à medida que a natureza aos poucos retoma a ilha.